1 Reis 15.11; 15.34 (2)

1 Reis 15.11; 15.34

Estamos tentando entender por que Davi é considerado o rei modelo na história de Israel. Até aqui temos mais perguntas que respostas. O modo como os crimes de Davi foram tratados pelo profeta Natã nos pareceu, de certa forma, condescendente. A declaração profética dos pecados de Davi, por parte de Natã, termina com a confissão por parte de Davi: “Pequei contra o Senhor”. E o profeta anuncia: “O Senhor perdoa o teu pecado” (2 Samuel 12.13).

O que aqui é sumariado em meio versículo, no entanto, é tratado por extenso em outro lugar na narrativa bíblica. O título do salmo 51 diz: “Salmo de Davi, quando o profeta Natã veio a ele, depois de ele ter ido a Bate-Seba”. O salmo, propriamente, é uma longa e pungente confissão de pecado. Partes dela são aqui reproduzidas.

Compadece-Te de mim, ó Deus, segundo o Teu amor.

Segundo a Tua infinita misericórdia, apaga a minha transgressão.

Lava-me por completo da minha iniquidade,

Purifica-me do meu pecado.

Tenho consciência de que transgredi,

Meu pecado está sempre diante de mim.

Pequei …, fiz o que é mau diante dos Teus olhos.

Cria em mim, ó Deus, um coração puro,

Renova dentro de mim um espírito inabalável.

Não me expulses de Tua presença,

Não retires de mim o Teu santo espírito” (Salmos 51.1-11).

Davi tem consciência de que sacrifícios não eliminam do coração humano a tendência ao pecado. O verdadeiro sacrifício a Deus é “um espírito quebrantado, um coração compungido e contrito” (51.17). E um bom rei, em meio às suas crises, não esquece o seu povo: “Faze o bem a Sião, segundo o Teu bom propósito, edifica os muros de Jerusalém” (51.18).

O que constitui Davi modelo de rei em Israel não é não ter pecado. Seu pecado é sério, e suas consequências se estenderão por gerações. O que o constitui como modelo é se deixar repreender pela palavra profética, deixar-se mover em seu mais íntimo pela consciência do pecado, confessá-lo e suplicar a Deus por uma renovação espiritual que trate o pecado na sua raiz, reconhecendo que o Senhor não só é capaz de fazer isso, mas que isso faz parte dos Seus bons propósitos para conosco.

Dia 314 – Ano 1