A intercessão de Salomão continua. Ela se estende “também ao estrangeiro, que não for do teu povo Israel” (1 Reis 8.41). Também por ele o rei intercede a Deus: “ouve Tu nos céus, lugar da Tua habitação, e faze tudo que o estrangeiro Te pedir, para que todos os povos da terra conheçam o Teu nome” (v.43).
Os v.46-53 são proféticos, colocando toda a sequência posterior da história de Israel sob o manto do cuidado divino. “Quando pecarem contra Ti, pois não há ser humano que não peque, e Tu Te indignares contra eles, e os entregares nas mãos do inimigo, e este os levar cativos” (v.46). Quando, na terra dos inimigos, “se converterem a Ti de todo o seu coração e de toda a sua alma … e orarem a Ti, voltados para a terra que deste a seus pais” (v.48), “ouve Tu nos céus” (v.49), “perdoa o Teu povo” (v.50), “porque é o Teu povo, a Tua herança que tiraste da terra do Egito” (v.51).
Concluída a oração, Salomão abençoa o povo (v.54-61). “Que o Senhor, nosso Deus, seja conosco como foi com nossos pais” (v.57). “Que a Si incline os nossos corações para andarmos em todos os Seus caminhos” (v.58). E pede “que estas minhas palavras, com que supliquei perante o Senhor, estejam presentes diante do Senhor, nosso Deus, de dia e de noite” (v.59).
A cerimônia termina com o rei e todo Israel oferecendo sacrifícios a Deus (v.62). E esse dia se torna também (v.65) o começo da Festa (das Tendas), na qual por sete dias o povo morava em tendas provisórias, para se lembrar do tempo da peregrinação no deserto. Tudo foi tão solene, e tanta a alegria, que a festa foi estendida por mais uma semana (v.65). Finalmente, o rei despede o povo e este abençoa o rei (v.66) e todos voltam para as suas tendas, “alegres e de coração contente”.
1 Reis 8 como um todo, mostra um belo quadro do povo de Deus, e apresenta o reinado em sua melhor expressão. Nos mostra um rei que assume como parte de sua missão interceder pelo povo diante do Rei — o Rei de Israel (Isaías 44.6), o Rei de todos os povos (Jeremias 10.7), o Rei do universo (Jeremias 10.10) — e abençoá-lo em nome desse Deus.
Dia 296 – Ano 1