O capítulo 18 mostra como Davi vai aos poucos sendo levado para o centro do poder, e as reações que isso vai causando. Mostra também como é complexa a interação entre os caminhos de Deus e os nossos. Deus tem Seus caminhos, mas não os impõe simplesmente por cima dos nossos. Com paciência e amor, vai buscando maneiras de realizar Seus caminhos dentro dos nossos.
A primeira reação à presença de Davi, que é aqui descrita, é a de Jônatas (1 Samuel 18.1-4). Sempre lembrando que é natural à monarquia a perspectiva dinástica, ou seja, o filho do rei será rei em seu lugar. Como em Israel a monarquia está recém começando, essas coisas ainda não estão tão definidas, vão sendo definidas no caminho. Da perspectiva de Deus, Saul já foi rejeitado e substituído por Davi. Da perspectiva do trono, Saul busca fortalecer seu poder sempre mais e passá-lo, mais tarde, a seu filho (em 1 Samuel 20.31, Saul acusa Jônatas de não lutar para assegurar seu reinado).
Jônatas é apresentado desde o início da história como tendo um coração como Deus quer. Isso se expressa em sua lealdade para com Deus, sua bravura e senso de justiça. E agora vai se expressar também no modo como percebe em Davi a presença do Espírito de Deus. Isso cria entre eles uma afinidade que ganhará concretude em um grande afeto e amizade, que resistirá inclusive à percepção de que, do ponto de vista do poder, estão em lados contrários.
A segunda reação a Davi é a das mulheres do povo, que o saúdam como herói maior até que o próprio rei (v.6-7). Uma terceira reação é a de uma mulher, Mical, filha de Saul, que “amava Davi” (v.20 e 28), o que Saul, seu pai, tentou manipular para os seus propósitos.
A quarta reação é a de Saul (v.8-16). Primeiro Saul pressente que, se as coisas seguirem como estão, Davi pode pretender ser rei (v.8). Em consequência, “daquele dia em diante, Saul passou a ficar de olho em Davi” (v.9). Saul “tinha medo de Davi, pois o Senhor estava com ele” (v.12). Saul “tinha maus presságios” diante de Davi (v.15). Três verbos diferentes são usados, de intensidade crescente.
Dia 248 – Ano 1