O capítulo 28 havia começado com Davi numa saia justa: os filisteus atacando os israelitas. Davi, como vassalo de Aquis, rei de Gate (Filístia), foi recrutado para guerrear contra seus compatriotas (1 Samuel 28.1-2). Aí a narrativa é interrompida, para relatar a atitude desesperada de Saul, o rei israelita (28.3-25). Agora a narrativa é retomada. Os chefes filisteus contestam a presença de soldados israelitas entre eles (1 Samuel 29.3). Tendo discutido o assunto, decidem que Aquis deve mandar Davi e seus homens embora, pois não querem nenhuma surpresa desagradável no decorrer da batalha (v.4-7). Davi protesta (v.8), mas a verdade é que isso lhe caiu como uma luva.
Ao voltarem para casa, uma desagradável surpresa: amalequitas tinham atacado e queimado a cidade, e levado a população cativa (1 Samuel 30.2). Os homens de Davi se revoltam contra ele (v.6). Davi consulta o oráculo (v.7) e parte em perseguição aos assaltantes (v.9). Tiveram a sorte de encontrar um homem que, por estar ferido, havia sido deixado para trás (v.13). Ele os guia até os inimigos (v.16), que são aniquilados (v.17). Assim Davi conseguiu resgatar as pessoas e reaver tudo que havia sido roubado (v.18-19).
Davi aproveita para ampliar ainda mais as articulações que vinha fazendo com os anciãos de Judá. Até aí ele atacava os inimigos de Israel, e dizia a Aquis que tinha atacado os israelitas, ou os aliados deles. Agora, Davi manda presentes ao povo de toda a região de Judá (v.26-31), e com isso vai preparando o terreno para um futuro retorno como rei.
Estes últimos capítulos nos têm mostrado aspectos da vida de Davi que para nós, hoje, seriam questionáveis. A venda de proteção a ricos proprietários da região. A aparente falta de escrúpulos em ir se refugiar justamente com os maiores inimigos de seu povo, os filisteus, e se colocar a serviço deles. E finalmente o jogo duplo em relação a Aquis. Todo esse tempo Davi mentiu para ele, e matava os que podiam delatá-lo. Isso deveria nos fazer refletir. Davi não é para ser idealizado. Vale ler essas histórias com “o mesmo sentimento que houve no Messias Jesus” (Filipenses 2.5), o descendente de Davi, que deu sua vida pelos pecados do próprio Davi e de seu povo.
Dia 257 – Ano 1