A crise entre Davi e Joabe, comandante de seu exército, chega a um ponto de ebulição. Davi está tão envolvido em seu drama pessoal e familiar que pouco consegue enxergar além disso. Joabe, que por um tempo tinha apoiado Absalão (cf. 2 Samuel 14), agora o matou a sangue frio, como já tinha feito antes com Abner (3.22-30) e como fará com Amasa (20.8-10), que ameaçavam sua posição de comandante em chefe do exército.
Nesse episódio, porém, Joabe pensa mais no povo que Davi. O povo que tinha arriscado a vida combatendo o inimigo de Davi, viu a vitória daquele dia se transformar em derrota (v.2) pela atitude de seu rei. Em vez de um retorno triunfante, voltam como se tivessem fugido do campo de batalha (v.3). Tudo porque, como diz Joabe a Davi, ele valoriza mais a vida daquele que queria matá-lo do que a dos soldados que arriscaram a vida para que ele e sua família não morressem (v.5-6). Davi só acorda do torpor que tomou conta dele, quando Joabe o encara e ameaça deixá-lo sozinho (v.7). Davi acata as palavras de Joabe, e assume posição de rei vitorioso, saudando seus guerreiros no portão da cidade (v.8).
Os v.8-10 representam um importante nó para a narrativa bíblica. Ali começa a se insinuar uma coisa que, duas gerações mais tarde, se tornará realidade. Os israelitas começam a se dividir. A revolta de Absalão começou a mostrar uma rachadura no tecido do povo de Deus, que tenderá a ir rasgando mais e mais. O v.8 diz que “anunciaram a todo o povo” que Davi estava saudando os guerreiros vitoriosos, e repete que “todo o povo” veio se apresentar ao rei. E termina dizendo que “Israel” havia fugido, cada um para a sua tenda. Os v.9-10 explicita que se trata aí de “todas as tribos de Israel”, que haviam se juntado a Absalão (v.10: “Absalão, a quem ungimos rei sobre nós”).
Temos visto sempre de novo que o pecado é uma força que divide, que separa o que não devia ser separado. A história bíblica, nesse ponto em que a estamos acompanhando, é testemunha da presença corrosiva do pecado no meio do povo de Deus, separando o que Deus juntou.
Dia 277 – Ano 1