A descrição de como a Tenda foi feita exatamente como Deus tinha mandado fazer, prossegue. Ela se estende ao espaço externo da Tenda: o altar dos holocaustos (Êxodo 38.1-7), onde se faziam os sacrifícios pelos pecados; a bacia de bronze (38.8), onde os sacerdotes se lavavam; e o pátio (38.9-20), onde ficavam as pessoas. Terminada a descrição, é feito um inventário do material usado na construção (38.21-31). Por fim é relatado como foram feitas as vestes dos sacerdotes (39.1-31).
O relato segue em frente quase sem respirar, tal é o suspense: será que tudo seria feito conforme a instrução divina? Quando vem o inventário do material (38.21-31), se constata: “Fez … tudo que o Senhor tinha dito a Moisés” (38.22). No capítulo seguinte, esta constatação é repetida, alegremente, sete vezes (39.1,5,7,21,26,29,31). As sete declarações de que tudo tinha sido feito conforme a orientação divina, remetem ao relato da criação em sete dias. O relato todo (Êxodo 36-39) termina com uma recapitulação solene (39.32-43) de tudo que tinha sido feito. Este sumário final se espelha no relato da criação.
A estrutura da Tenda, como um todo, lembra a criação em um aspecto importante: ela espelha a constituição do ser humano, imagem de Deus. O pátio externo representa o mundo corporal, “concreto”. O mais interior, o Santíssimo, representa o espírito humano, onde Deus habita e de onde Ele quer nos guiar e abençoar. O Lugar Santo, entre os dois, representa a alma, a estrutura psíquica do ser humano, voltada de um lado para Deus e de outro lado para a comunidade humana. Assim a Tenda dá testemunho da Presença divina no mundo espelhando Sua Presença no ser humano. Mundo dividido, ser humano dividido, mas com a promessa de re-integração sinalizada por essa Presença divina.
A Tenda inaugura a nova criação. Nela se expressa a reconciliação que Deus estenderá a todo o universo. O começo dessa recapitulação (39.32, “Assim se concluiu toda a obra da Tenda…”) lembra Gênesis 2.1, que sumaria o relato da criação. O fim dessa recapitulação (39.42-43) também usa uma linguagem que compara a construção da Tenda com a criação do mundo. O v.42 diz “…e assim fizeram os filhos de Israel toda a obra”. E o v.43: “Viu Moisés toda a obra … e Moisés os abençoou”.
Dia 90 – Ano 1