Isaías 11.6-9

Isaías 11.6-9

O renovo que brota do toco de árvore (Isaías 11.1) é uma imagem da resiliência da criação divina, cujas raízes são formadas a partir da “semente santa” (Isaías 6.13). E é uma imagem do Renovo que brota da semente do povo de Deus, firmemente arraigada no solo da humanidade que Deus criou como Seu reflexo, Sua imagem. A destruição causada pelo pecado humano tem seu limite na graça divina. Quando sobra só um toco, deste toco brotará uma renovação que alcançará a criação inteira. “Envias o Teu Espírito … e renovas a face da terra” (Salmos 104.30). 

O Renovo tem sobre ele o Espírito de Deus, que a partir do temor do Senhor conecta os humanos e a criação firmemente à Sabedoria com a qual o Criador cria e renova o universo (Isaías 11.2). No Renovo se desfaz a corrente do mal que atravessou o povo de Deus, chegando a transformar mal em bem, e bem em mal. Ouvidos, olhos, coração e mente insensíveis (Isaías 6.10) recuperam novamente a sensibilidade para a justiça e a fidelidade (Isaías 11.5) com que o Renovo conecta de novo a criação com o Criador e consigo própria. Não só os olhos, os ouvidos, os corações e as mentes dos humanos. A terra toda.

“O lobo mora com o cordeiro,
o leopardo cochila ao lado do cabrito;
o bezerro, o jovem leão e o cevado, juntos,
um menino a guiá-los.
Vaca e ursa pastando,
juntas cochilam suas crias.
E o leão, como o boi, come pasto.
A criança de peito brincará junto ao esconderijo da cobra,
o desmamado meterá a mão na cova da serpente.
Ninguém faz mal, ninguém causa dano
em todo o meu santo monte.
Pois a terra se encherá do conhecimento do Senhor,
como as águas cobrem o mar” (Is 11.6-9).

A vinda do Renovo, e a renovação da terra que a acompanha, responde a anseios que vem de longe. “Sara a minha alma, pois pequei contra Ti” (Salmos 41.4). Como criaturas de Deus, somos diretamente responsáveis pelo que fazemos com a Sua criação. Tanto pelo mal que lhe causamos, como pelo amor que lhe dedicamos. Nossa alma só estará curada quando a criação inteira estiver curada. “Transtornaste a terra, fendeste-a, sara as suas feridas!” (Salmos 60.2). O renovo e o Renovo, a alma e a terra, estão vinculados desde o começo da criação. Respeitar e deixar transparecer esse vínculo é ir vivendo aqui e agora o começo de uma nova criação.

Dia 31 – Ano 2