Em vez de aprender a ver a realidade na perspectiva divina, nós preferimos discutir com Deus sobre a qualidade da Sua criação. “Ai de quem confronta o Criador!” (Isaías 45.9). Confrontar, aqui, é abrir um processo, entrar na justiça contra o Criador. Em vez de receber com humildade as demandas do oficial de justiça, um cenário que já encontramos várias vezes no Livro de Isaías, os demandados passam a demandar o Criador.
“Um caco entre cacos… Dirá o barro ao artesão: Que estás fazendo? Esse teu vaso nem sequer tem alça!” (Isaías 45.9). Um caco acha que sabe melhor que o Senhor que formou todos os seres. Respondendo às acusações, o Santo de Israel pergunta: “Vocês me pedem que lhes revele os acontecimentos futuros? Vocês querem me dar ordens sobre o que fazer com os meus filhos, com as obras das minhas mãos?” (45.11).
A situação toda parece ridícula, não fosse tão verdadeira. Os humanos, feitos para aprender a discernir bem e mal na criação divina, guiados pelo próprio Criador, optam por romper com a “tutela” do Criador e assim separam o mal do bem. E acabam sendo controlados pelo mal que assim criaram. E em vez de se enxergar, deixam o mal lhes subir à cabeça. Desde seu novo ângulo de visão, para eles agora o céu é o limite. “Subirei ao céu, por cima das estrelas de Deus colocarei meu trono. … Subirei às mais altas nuvens, serei como o Todo-Poderoso” (Isaías 14.13-14). Se achando por cima inclusive do próprio Criador, o demandam judicialmente. E acham mil e um defeitos em Sua criação!
“Eu fiz a terra, e nela criei os humanos. Eu, com as minhas mãos estendi os céus, e dei orientações a todo o exército dos seus seres” (Isaías 45.12). Essa insistência em mostrar a grandeza de Deus, é justamente para que se perceba que Aquele que com sabedoria e poder criou o universo, com a mesma sabedoria e poder dirige a história dos povos e a vida de cada ser humano. “Na minha justiça Eu o despertei, e todos os seus caminhos aplainei. Ele reconstruirá a minha cidade, e fará voltar os meus cativos” (45.13). A referência aqui é a Ciro, o rei persa. O texto não o diz literalmente, mas deixa subentendido. E esse fato é importante. Os planos presentes de Deus com os exilados na Babilônia estão por trás de tudo que está sendo dito nestes capítulos do Livro de Isaías.
Dia 100 – Ano 2
Observação: A partir do próximo texto, para facilitar a leitura do Guia, as citações do texto bíblico daquele dia serão escritas em itálico, sem referência. As citações de outros textos estarão entre aspas seguidas da referência entre parêntesis.