Em meio à crise e ao pânico gerados pelo ataque persa, Deus tem uma conversa com a filha de Babel. Esse era um jeito de falar de uma coletividade, que inclui todos os habitantes de um lugar. A Babilônia é vista como invadida e derrotada, e Deus a chama à responsabilidade. Faz parte da justiça que é fundamento da criação divina.
Deus tinha se indignado tanto com o Seu povo, que os havia entregue aos babilônios. Que os trataram sem misericórdia, não respeitando nem sequer os idosos. Pensaram, os babilônios, que eram ricos, poderosos, sábios. Se achavam seguros, a desgraça nunca os alcançaria. Tinham ciências que ensinavam a manipular as energias e os elementos, ciências que podiam prever e tirar partido dos movimentos dos astros. Confiaste na tua maldade. A tua sabedoria e a tua ciência te perverteram.
Deus traz sobre a Babilônia um mal que não saberás esconjurar, imune a magia e feitiços. A ciência em que ela confia é falsa, porque supõe que pode manipular os elementos como se eles não fossem criados e governados pelo Criador. Que podiam manipular e controlar as coisas em proveito pessoal, sem levar em conta os propósitos do Criador. Babilônia caiu por seus próprios desígnios, por sua própria altivez e pretensa sabedoria.
O fato de essa conversa de Deus com a Filha de Babel ser relatada na Bíblia, significa que aí há uma mensagem também para o povo de Deus. A Filha de Sião precisa ouvir isso, para não ser ela própria enredada nas armadilhas da ilusão e da prosperidade, que fizeram cair a Filha de Babel. O profeta tem sempre de novo alertado sobre esse risco. Também Jerusalém foi julgada por “estar cheia da corrupção do oriente, cheia de prata e ouro, cheia de ídolos” (Is 2.6-8).
Ouçam isso, casa de Jacó! Vocês que se identificam com o Deus de Israel, mas não em verdade, nem em justiça! Conversas parecidas Deus já tinha tido com a Filha de Sião, como nos é contado na narrativa bíblica. Não tinha adiantado. O povo teve que passar pela destruição e pelo sofrimento do exílio. Agora que um novo futuro se abre diante deles, é muito importante prestar atenção e não voltar a cair nos mesmos erros. Aprender o que significa seguir o Deus de Israel em verdade e em justiça.
Dia 104 – Ano 2