Depois dos picos de espiritualidade inspirados pelos capítulos anteriores, voltamos à rotina do povo de Deus. Números 24 termina com Balaão e Balaque, que tinham tentado fazer mal aos israelitas, voltando aos seus lugares (Números 24.25). O capítulo 25 começa dizendo “e Israel se estabeleceu em Sitim” (Números 25.1). Como assim? Isso é só um acampamento, a terra prometida está ali adiante!
Infelizmente, esta é sempre de novo a realidade do povo de Deus. Já já ele esquece que é peregrino, a caminho, e “se estabelece”. E aí, o que acontece? O povo começou a “se prostituir” com as mulheres moabitas. Tanto em sentido físico como ritual. Naquele tempo, normalmente os animais abatidos para o consumo da carne eram sacrificados aos deuses (também em Israel). Ou seja, um churrasco era acompanhado de um rito religioso. E assim os israelitas, que tanto tinham reclamado da comida, não resistiram, e “se prostraram diante dos deuses delas” (v.2). Israel esqueceu seu Deus e “se juntou ao baal de Peor” (v.3).
Mais uma vez o caos rondava o acampamento e ameaçava a boa criação divina. Providências tinham que ser tomadas. Os fossos cavados pelo pecado separavam os israelitas de Deus e uns dos outros. Enquanto uns choram diante da Tenda do Encontro (v.6), um outro, acintosamente, traz uma mulher midianita para uma sessão de sexo grupal (v.6). Finéias, filho de Eleazar, o novo sacerdote, reage e “desvia a ira de Deus de sobre os filhos de Israel” (v.11). Por isso, ele e seus descendentes foram eleitos sacerdotes (v.12-13). O episódio todo provocou uma crise de longa duração nas relações com os midianitas (v.16-18).
Também este capítulo acabou ficando famoso na tradição judaica. À medida em que estas histórias eram contadas e recontadas, iam sendo criativamente ampliadas. Uma dessas tradições, citada no livro de Apocalipse (2.14), falava de Balaão aconselhando Balaque a atrair os israelitas através das mulheres e dos churrascos/sacrifícios, no que ficou conhecido como “a doutrina de Balaão”. Já que de forma direta não deu, eles encontraram formas indiretas de desviar o povo de Deus.
Dia 140 – Ano 1